quarta-feira, 15 de abril de 2009

TECIDO MUSCULAR

As células que compõem o tecido têm capacidade de se contrair, produzindo movimentos. As células musculares são alongadas, podendo encurtar-se e depois relaxar, retornando ao tamanho inicial. Existem 3 tipos principais de tecidos musculares:

Ø TECIDO MUSCULAR ESTRIADO
Esses músculos são controlados pela nossa vontade, podendo contrair-se ou relaxar segundo ordens conscientes de nosso cérebro: é assim que mexemos uma perna ou um braço. Esse músculo é dito estriado em razão das estrias que apresenta quando observado ao microscópio. A carne vermelha vendida no açougue é, na realidade, músculo estriado esquelético do boi. Nesse tecido, as células são longas, com muitos núcleos e estrias de proteína.

Ø TECIDO MUSCULAR ESTRIADO CARDÍACO
Constitui o músculo do coração que se contrai ritmicamente durante toda a vida do indivíduo. Esse tecido muscular não obedece à nossa vontade e se contrai de forma automática.

Ø TECIDO MUSCULAR NÃO-ESTRIADO OU LISO
O tecido muscular liso tem células sem estrias e com apenas um núcleo. Faz parte de vários órgãos que apresentam contração involuntária, isto é, independente de nossa vontade. É ocaso da musculatura do estômago e dos intestinos.